sábado, 9 de outubro de 2010

Outs - Capítulo 13


Outs são as cartas que, aparecendo no jogo, poderiam melhorar sua mão em relação à de seu adversário. Deve-se ter cuidado com esse cálculo pois, às vezes, algumas cartas podem tornar seu jogo melhor, ao mesmo tempo em que podem fazer o seu adversário ter um jogo ainda superior.

Vamos vê um exemplo básico de contagem de outs: digamos que você possui KhJs e no turn temos: [Td][Qd][8d][4h]. De uma forma básica seus outs são :

  • 4 A - faria uma sequência de 10 a A.

  • 4 9 - faria uma sequência de 9 a K.

  • 3 K - dariam, provavelmente, um par maior que o do seu adversário.
Seriam 11 outs de 46 cartas. De início a contagem pode ser dessa maneira, mas para dar um passo além devem ser contadas as outs efetivas. Quando temos um out um tanto duvidoso, devemos contar como meias outs/outs parciais. Como exemplo, será que não poderíamos considerar os valetes como outs? Se o adversário tiver pares menores, seria um out, mas como não temos certeza contamos como meio out.
Se o seu adversário é capaz de apostar com segundo ou terceiro par da mesa, ou seja, é um jogador mais loose, maiores chances dos valetes serem outs. Se, por outro lado, seu oponente é tight e ainda assim está apostando, maiores chances de ele ter ao menos um par de damas ou mais forte, portanto, seus valetes deixam de ser outs - e você não deveria contar nem a metade.  Um As ajudaria sua mão com uma sequência, mas poderia dar um flush para o adversário, como não sabemos se ele está flush draw, contamos como meio out. O mesma coisa para o 9s. A pior situação seria se o adversário já tem as duas cartas de espadas. Você estaria drawind dead: não tem nenhuma out, pois nenhuma carta o fará ganhar de um flush.

Ao calcular outs você não pode pensar só em suas cartas, mas tentar entender como elas ajudariam também seus adversários. O trabalho é tentar ponderar quantas cartas podem salvá-lo das que ainda virão no baralho.

Ao contar os outs, deve-se ter cuidado também com cartas que fazem um par com alguma carta comunitária, caso você não a tenha ou ela não te ajude com uma jogada muito forte, pois esse tipo de carta permite ao adversário full-houses/four/three of a kind. O importante é ver quanto você tem a ganhar correndo o risco de ter menos outs do que você imaginava.

Porquê contar outs? Sabendo quantas cartas das qeu restam no baralho o ajudam a ganhar, você consegue relacioná-las com as apostas e ver se vale a pena continuar jogando a mão. Contar outs não é um cálculo exato, pois você não conhece as cartas ou jogo do adversário. Algumas vezes você pode já estar à frente; em outras não ter chance alguma. Portanto, é um balanço entre matemática e instinto.

O interessante é quando o número de outs é grande. Às vezes você está perdendo no flop, mas é o favorito para ganhar a mão dali até o river, então deve apostar contra o adversário mesmo sabendo que naquele momento está atrás.

Um ponto importante o número de oponentes, pois quanto maior o número de oponentes, maiores são as chances de que algumas  de suas outs  deixem de ser outs, ou que algumas cartas melhorem ainda mais as mãos do seu adversário.


VocêAdversárioMesaOUTS
[Jh][Th][Ac][Kd][Kh][8s][6h][4s]9
[Jh][Th][Kc][Kd][Kh][Qs][7s][3d]8
[Ac][Ad][Ks][Qs][Kh][Qc][Js][7s]10
[9s][8s][Js][Jc][Ac][9c][7d][6d]13
[Ac][Kd][Qc][Qd][Jc][8d][3s][2h]6
[Ts][9s][As][Ks][Qs][Js][Tc][9c]5


Linha 1: 9 outs. As 9 cartas de copas (h) que restam; 13 - (duas na mão) - (duas na mesa). Como o adversário já tem o par mais alto da mesa, qualquer outra carta daria vantagem ao adversário.
Linha 2: 8 outs. As duas pontas para completar a sequência, os 4 Ax e os 9x.
Linha 3: 10 outs. Um A. Os 3 Tx. (os de espadas ajudam o jogo do adversário). Os 3 Jx e os 3 7x nos ajudariam pois, já temos o par mais alto da mesa.
Linha 4: 13 outs. 2 9's (nos daria um three of a kind), 3 8's (nos daria 2 pares), 4 Tx (nos daria uma sequência) e 4 5x (nos daria uma sequência).
Linha 5: 6 outs. 3 A's (nos daria o par mais alto), 3 K's (nos daria o par mais alto).
Linha 6: 5 outs. os 2 T's ou os 2 9's dariam um full house/o A's de espadas daria um Royal Straight Flush.

É importante saber contar outs, mas para facilitar deve-se saber antecipadamente as principais situações:

MãoOutsProbabilidadeRelação
Flush Draw + Sequência15 (15/46) * 100 = 32,6%46-15 = 3-1
Flush Draw9 (9/46) * 100 = 19,6%46-9 = 5,1-1
Duas pontas para sequência8 (8/46) * 100 = 17,4%46-8 = 5,75-1
Over Pair x 2 Pares8(8/46) * 100 = 17,4%46-8 = 5,75-1
Duas Overcards x 1 Par6(6/46) * 100 = 13%46-6 = 7,66-1
Par do Meio x Top Pair5(5/46) * 100 = 10,9%46-5 = 9,2-1

*adicionar informações do capítulo 4 do  Harrington on Hold'em
-novos termos-
drawing dead: quando o jogador está em uma situação na qual ele não tem nenhuma out que melhore seu jogo a ponto de bater o adversário. Em outras palavras, o adversário tem um jogo superior independente da carta que vier.
bad beat: quando um jogador com poucas outs consegue acertá-las contra um outro jogador que era o grande favorito.

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