terça-feira, 17 de agosto de 2010

Aprendendo a Jogar Poker - Capítulo 02

Este é um capítulo, digamos, motivacional. Explica que o Texas Hold'em é a modalidade de Poker que vem ganhando mais força no cenário mundial. Também comenta alguns aspectos de outros tipos de Poker e de campeonatos. O Poker Dome, por exemplo, é um tipo torneio de Poker com regras modificadas, no qual os jogadores são isolados dentro de uma arena e jogam com uma platéia, dispondo de apenas trinta segundo para tomarem suas decisões. O capítula dar uma visão de como o Poker se tornou famoso, como chegou até TV, cita o Superstares e Ultimate Poker como exemplos de campeonatos que ao serem televisionados se tornaram famosos.

Este capítulo também apresenta um pouco da nomenclatura utilizada:

Mão no Poker pode ter dois sentidos diferentes:
1. Sua mão: é o equivalente ao seu jogo.
2. Uma mão: é o equivalente a uma rodada.


Mesa também tem dois sentidos no Poker:
1. Local onde ocorre o jogo.
2. Utilizado também para representar as cartas em jogo (cartas comunitárias).
3. Pedir mesa: significa optar por não fazer uma aposta. Quando não há apostas feitas o jogador pode optar por “pedir mesa”, que equivale a dizer que ele próprio não quer fazer nenhuma aposta.

All-in: situação na qual todas as fichas inda em jogo são apostadas.

Sit-and-go: tipo de minitorneio em que o número de jogadores é fixo e começa todas as vezes que o número de incritos se completa. Os mais comuns são restritos a nove ou dez jogadores, mas pode haver sit-and-go de até 180 jogadores.

Hand-reading (leitura de mãos): habilidade de interpretar o seu próprio jogo, ao mesmo tempo em que interpreta as possibilidades de jogo dos seus adversários.

Five Card Draw: conhecido como Poker fechad, era a modalidade mais difundida no qual cada jogador recebia cinto cartas e podia fazer uma ou duas trocas.

Leitura de uma mesa: é a habilidade desenvolvida pelo jogador de perceber quais são os melhores jogos possíveis em determinada situação. Os melhores jogadores estudam arduamente esse aspecto para melhorar sua forma de jogar.


Pela primeira vez no livro é comentada as possíveis forças de um jogo em ordem - da mais fraca para a mais forte:

1. Carta mais alta (não formar nenhum par)
2. Um par (duas cartas com o mesmo valor, mas com naipes diferentes)
3. Dois pares
4. Uma trinca (três cartas com o mesmo valor, mas com naipes diferentes)
5. Uma seguência/straight (cinco cartas em ordem crescente naipes diferentes)
6. Um full house (uma trinca e um par)
7. uma quadra/full house (quatro cartas com o mesmo valor, mas com naipes diferentes)
8.  um straight flush (castas com o mesmo naipe em sequência)


O autor também dá alguns exemplos de perguntas que devemos nos fazer em cada mão que jogarmos. Por exemplo:

1. Qual o melhor jogo possível na mesa?
2. Quais as chances de o meu jogo ser o melhor no momento?
3. Quais os prováveis jogos do meu adversário?
4. Qual o meu objetivo na mão: fazer o adversário sair ou fazê-lo pagar minhas apostas?
5. Quanto há no pote?
6. Quanto cada um tem à sua frente em fichas?
7. Como conseguir o máximo de fichas dos adversários se eu ganhar, ou como perder o mínimo de fichas se for eu o derrotado na mão?



Referencias:


O autor comenta que Maria Eduarda Mayrink, a Maridu, cineasta que na época realizava um documentário de longa-metragem sobre o estporte e na época chegou rapidamente aos 50.000 acessos em seu blog no anode 2006 - http://needanace.blogspot.com

No site www.superpoker.com.br encontra-se uma lista de blogs escritos por brasileiros sobre o assunto.

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