Neste capítulo o autor explica minunciosamente as regras do jogo na modalidade Texas Hold'em. A primeira pergunra que vem a mente é - Como ganhar? - Você deve ter a melhor combinação na mão entre os adversários, com cinco das sete cartas disponíveis para você ou eliminar todos os adversários da mão com suas apostas. O Texas Hold'em pode ser jogado com duas até 10 pessoas, em torno de uma mesa com a ação acontecendo sempre no sentido horário. O jogo é composto de várias rodadas consecutivas e a cada rodada um jogador será o small blind e e o outro, imediatamente a esquerda, será o big blind. Os blinds são apostas obrigatórias cujo valor é combinado previamente.
Por que blinds? Para garantir que alguma aposta seja feita a cada rodada. Na primeira mão de um jogo deve haver um sorteio para definir quem será o dealer - quem distribui as cartas.O costume é cada jogador retirar uma carta do baralho; o jogador com a maior carta começa como dealer, com os jogadores a esquerda sendo, nessa ordem, o small blind e o big blind. A figura abaixo ilustra a mesa e a nomenclatura para as posições na mesa:
-Termos-
Dealer ou Button: jogador que irá agir por último ao longo da maior parte da mão.
Cut-off: é o jogador a direita do dealer. Ele seria o jogador ao qual o dealer deveria entregar as cartas após o embaralhamento para ser cortado.
Late-Position: o dealer, o cut-off e o jogador a direita do cut-off. São assim chamados por serem os últimos a agirem após o flop.
Middle-Position: os jogadores que se encontram no meio da mesa.
Early Position: os jogadores que estão sentados logo após os blinds. O primeiro jogador após o big blind é chamado de UTG - Under the Gun.
UTG (Under the Gun): primeiro jogador a ter ação antes do flop.
Flop: três primeiras cartas comunitárias abertas na mesa.
Turn: quarta carta aberta na mesa.
Reaver: quinta carta aberta na mesa.
Burn Card ou Queima: antes de distribuir o flop, o turn e o river o dealer deverá descartar a carta que está no topo do baralho ainda fechada. O motivo da queima é para que o jogador não tenha chance de visualizar a carta devido a alguma marca.
Check ou "pedir mesa": quando não houve aposta na rodada e o jogador da vez opta por não realizar aposta.
Raise ou aumento: quando ja existe uma aposta na mesa e um jogador decide aumentá-la.
Fold: quando o jogador não quer continuar no jogo, corresponde a sair de uma mão entregando suas carta.
Kicker: é a carta utilizada para desempatar dois jogos de mesmo valor. A carta mais alta após alguma combinação.
O primeiro jogador a "falar" é o que está a esquerda do big blind, chamado UTG . Antes do flop, o primeiro jogador a falar é o UTG, e o último, o big blind. Após o flop até o final da mão, o primeiro jogador a falar é o small blind (ou o primeiro jogador a partir desta posição que ainda estiver no jogo), e o último o dealer (ou o último jogador antes dessa posição que ainda estiver no jogo).
Um jogador não pode se levantar no meio da rodada, ir buscar mais fichas e apostá-las na mesma jogada.
Estrutura de Apostas
- Limit: a maioria dos livros de Texas Hold'em foi estica com base nessa estrutura, na qual as apostas são predefinidas em cada rodada. Em um jogo chamado 2/4 (lê-se dois-quatro), as apostas seriam assim: no pré-flop todas as apostas são de 2, e as subidas são de 2 em 2. No flop permanecem dessa forma: metade da aposta cheia. Já no turn e no river as apostas são então incrementadas de 4 em 4. Esse tipo de jogo é difícill devido a dificuldade de, por meio de suas apostas, inibir os outros jogadores a entrarem nas mão.
- Pot-Limit: o jogador pode apostar no máximo o valor que já estiver no pote. Para calcular a aposta máxima basta somar a fichas que já estão na mesa mais o pagamento da aposta: esse é o máximo de fichas que você pode apostar.
- No-Limit: nesta estrutura o jogador pode, a qualquer momento da mão, apostar todas as fichas que possui, ou seja, all-in. No all-in o total da aposta será sempre a soma dos menores stacks. A sobra retorna para o seu dono imediatamente. Ex: João tem 3.500 fichas, Pedro tem 4.100 fichas e Augusto 25.000 fichas. Em determinada mão, os blinds estão 1.000 e 2.000. Augusto vai all-in e é "chamado" por Pedro e João, com 3.500 fichas. Os blinds saem da mão. Como fica a distribuição? O primeiro pote terá 1.000 fichas do small, 2.000 do big, 3.500 do Augusto, 3.500 do Pedro e 3.500 do João. Sobraram 600 fichas para Pedro das 4.100 que ele tinha. Jutam-se então 600 fichas do Pedro com 600 do Augusto em um segundo pote que será disputado por apenas esses dois jogadores. No caso do Augusto, as 20.900 fichas restantes retornaram imediatamente. Em mesas No-Limit geralmente existem limite de fichas para a entrada na mesa para não haver disparidade entre a quantidade de fichas dos jogadores. Assim, em um jogo 2/4 nomalmente o valor mínimo para entrar é 20 vezes a aaposta maior, e o valor máximo igual a 100 vezes a aposta mair (respectivamente 80 e 200).
-Nomenclatura em livros e textos-
Na imagem abaixo temos da esquerda para a direita:
Ac - A of clubs - A de paus
Ad - A of dimonds - A de ouros
As - A of spades - A de espadas
Ah - A of hearts - A de copas
Ax - A de qualquer naipe
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A em seus diferentes naipes |
Quando houver um "o" depois de duas cartas, é uma abreviação para off-suited, que significa naipes diferentes. Ou seja são 12 possíveis combinações - 4 possibilidades no primeiro grupo de 4 cartas * 3 possibilidades no segundo grupo de 4 cartas, pois o naipe da primeira carta selecionada não pode ser utilizado.
Dúvida Comun: acontecendo um empate não existe desempate entre jogos utilizando uma sexta carta. Sempre serão utilizadas para comparação apenas 5 cartas, as outras duas são desconsideradas.
Empate: jogadores podem empatar caso seus jogos sejam iguais. Em caso de empate, as fichas são igualmente divididas. Se o resultado final for indivisível e sobrar uma ficha, esta será dada ao jogador mais próximo do dealer. O desempate é sempre feito com 5 cartas.
Dica: o jogo de um par perde para muitos jogos maiores. Não confie apostando em excesso com um jogo de um par apenas. Jogos pequenos são para potes pequenos e jogos grandes para potes grandes. Não aposte alto quando você tem apenas um par. Um par alto na mão antes do flop é ultrafavorito. O AA
na mão no Hold'em ganha 80% das vezes. Mas até AA perde 20% das vezes para outros jogos.
-A partir de dois pares sua confiança vai aumentando. Um jogo que normalmente não perde é um full-house, pois jogos maiores são muito difíceis de acontecer (uma em cada 2.000 jogadas).
-Procure sempre apostar mais alto com suas melhores mãos (flushes e full houses) em menor escala em (trincas e seqências), particularmente não houver possibilidade de flush na mesa.
-Uma trinca sendo um par na mão mais uma carta comunitária costuma se uma jogada bastante poderosa, pois seu adversário não tem como perceber sua jogada.
-O principal é saber se há possibilidade de alguém ter feito um straight ou um flush, um full-house, uma quadra ou um straight-flush. Trinca, Dois Pares e Pares. Não tem como você descobrir antecipadamente.
As combinações
- Carta mais alta: você não tem nenhum par. No caso de o adversário também não possuir nenhum par, vocês vão comparar a carta mais alta de ambos, se empatasse, a próxima carta mais alta e assim por diante.
- Um par: duas caras de mesmo valor. Caso de empate, compara-se o par mais alto e depois a carta mais alta.Com um par, se joga apenas em potes pequenos, pois é uma combinação bastante comum. Muitos jogadores perdem potes gigantescos em sutações nas quais acreditavam, que por terem o maior par da mesa, com um kicker alto, iriam ganhar a mão. Independentemente de o seu par ser alto, lembre-se de que, em quase todas as mãos, jogos maiores do que um par são possíveis e prováveis.
- Dois pares: quando o adversário tiver dois pares, compara-se o par mais alto, se continuar empare, compara-se o par mais baixo, empatando, utiliza-se a carta mais alta. Pode ser fito de 4 formas:
- Um par na mão e um par na mesa
- Carta na mão + uma carta na mesa + um par na mesa
- Duas cartas na mão que fazem pares com duas cartas na mesa
- Dois pares na mesa, caso em que o adversário também tem os 2 pares.
- Trinca: três cartas de mesmo valor. Desempate com a quarta ou quinta carta. Um dos jogos mais poderosos, pela dificuldade de seus adversários saberem que você tem uma trinca, no Texas Hold'em é quando você sai com um par na mão, e no flop consegue formar uma trinca. Isso deve acontecer uma vez a cada oito que você sair com um par na mão.
- Straight (Sequência): cartas com sequência crescente de valores. Os naipes não são iguais para todas as cartas, neste caso seria um stright-flush - jogada mais poderosa do jogo. Em caso de empate compara-se a penas a maior carta de cada sequência. Não existe desempate com outras cartas.
- Flush: cinco cartas do mesmo naipe que não estejam em sequência. O maior flush é o de A's. Esse jogo tem um efeito hipinótico sobre os maus jogadores. Eles se apegam de tal forma a duas cartas na mão com o mesmo naipe, que ao verem um flop com duas outras cartas do mesmo naipe que o seu pagam qualquer tipo de aposta para ver se completam o flush. Este jogador que paga qualquer coisa para ver um flush ou joga com quaisquer cartas que sejam do mesmo naipe apenas para tentar fazer um flush, normalmente perde dinheiro no longo prazo. As situações devem ser analisadas para saber se vale continuar na tentativa do flush. O flush com um A's na mão - nut flush - é bem mais seguro, pois será a primeira carta a ser comparada caso mais alguem tenha um flush.
- Full House (Uma trinca e um par): acontece uma vez a cada 50 mãos em uma mesa. É dos jogos que quando você o fizer, provavelmente ganhará a mão. O maior risco é outro jogador ter um full-house maior que o seu. Em caso de empate, comparam-se primeiro as trincas, e só se elas empatarem, comparam-se as duplas. Assim, KKK22 ganhar para QQQAA. Deve ser bem analisado se sua trinca é boa, caso a mesa dê possibilidade do adversário ter uma trinca melhor.
- Four of a kind (Quadra): quatro cartas de mesmo valor. É muito raro empate para esse jogoSe a quadra for formada por 4 cartas comunitárias, ganha a mão o jogador com a quinta carta maior. É tão raro acontecer que em alguns poker rooms existe um prêmio chamado de jackpot, dado a quem perder com uma quadra na mão.
- Straight-Flush/Royal Straight-Flush: melhor jogo possível. São cartas em sequência, todas do mesmo naipe. Ocorre em média uma vez a cada 10.000 mãos.
-Analisando as possíveis jogadas-
-Existe possibilidade de um Full-House?
Em outras palavras, existe um par na mesa? Se existir você poderá completar a trinca com uma carta e completar um par com outra. Comletar uma trinca com um par na mão e utilizar um par da mesa. Para levar um full-house até o river é interessante você já ter uma trinca com as cartas da mesa (opinião).
-Existe possibilidade de um Flush?
Em outras palavras existe na mesa três cartas com mesmo naipe?
-Existe possibilidade de um Straight?
Em outras palavras, exitem cartas próximas na mesa?
-Essas análises devem ser feitas a cada virada de carta e devem ser um guia para dosar a posta baseada na sua mão em relação as possíveis jogadas.
-Se existe duas cartas de mesmo valor e mesmo naipe na mesa só se deve entrar ou com flush ou com straight.
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